Ferrovia EF 352

O projeto Ferroviário nasce com a proposta de ser um modelo de empreendimento ferroviário elegível à classificação de Environmental, Social and Governance (ESG). Este projeto almeja se tornar uma referência de infraestrutura sustentável no Brasil.

Indo além dos indicadores do CBI – Climate Bonds Initiative e outras obrigações do contrato de autorização, o projeto ferroviário almeja se tornar uma referência de infraestrutura sustentável no Brasil, além de ser um corredor logístico gerador de créditos por Internal Carbon Pricing (ICP) em seus diferentes elos produtivos.
O Projeto Ferroviário será dividido em duas fases de implementação, cujo traçado cobrirá uma área total de 1.762,6 quilômetros, e cujo pedido de autorização, necessário ao seu desenvolvimento, foi obtido pelo Ministério da Infraestrutura, ainda em 2021.

Com ponto de partida no Município de Presidente Kennedy, próximo à retro área do Porto Central, o traçado percorrerá os estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Goiás, para atingir o destino final, no Município de Anápolis/GO.

O traçado foi definido com base em uma análise estratégica, como forma de suprir a existente demanda de escoamento para o mercado interno e interncaional, em capacidade e agilidade, de Minério de Ferro, Grãos, Fertilizantes, Pedras Ornamentais e Carga Geral, possibilitando uma fácil interconexão entre fornecedor e cliente.

Trecho 1:

Trecho 2: